Dicas para investir bem o seu dinheiro

08:09
Quando poupar não é mais um desafio, é porque chegou a hora de investir e fazer o dinheiro trabalhar a seu favor, ou seja, aumentar seu patrimônio.
Que tal então aproveitar que o ano ainda está no comecinho e estabelecer como meta para 2011 conseguir alimentar, frequentemente, uma -ou mais- modalidades de investimento?
Confira dicas que vão ajudar você a perceber o melhor momento para apostar em determinada forma de investimento:

Escolha onde investir

Não coloque todo seu investimento em uma única modalidade. Antes de mais nada, é preciso conhecer as opções de investimentos e estudá-las. Afinal, é possível investir em ações, CDB, títulos do governo, fundos, entre outras opções. Dedique um tempo para estudar cada uma das modalidades e escolher as mais adequadas a você. Aliás, o ideal é escolher mais de uma, assim, se algo não for muito bem em um investimento, você terá outro garantindo maior rendimento. Equilibrar as escolhas entre renda fixa e variável é o mais indicado.


Fique sempre atento

Já dizia o ditado: quem cuida, tem. Por isso, cuide sempre do seu dinheiro e acompanhe o desempenho dos investimentos escolhidos. Mesmo que tenha optado por modalidades com gestores, ou seja, com pessoas contratadas para cuidar do seu dinheiro, lembre-se que o patrimônio é seu e não dele. Portanto, acompanhe frequentemente e questione sobre tudo que lhe causar dúvidas.

Avalie os ganhos reais...
...e não se deixe enganar pelos rendimentos nominais de uma modalidade. O que importa são os ganhos reais. Por exemplo: em termos nominais, isto é, sem considerar a inflação do período, a caderneta de poupança fechou o ano de 2010 com rentabilidade de 6,90%. Mas, se descontarmos a inflação do ano, os ganhos reais foram bem menos signifiicativos.

Arrisque conscientemente

Não é segredo: retornos maiores estão sempre associados a riscos maiores. O que significa que, para obter lucros mais altos é preciso correr algum tipo de risco. Porém, antes de optar por uma modalidade mais agressiva, é preciso que você conheça e avalie quais são os riscos oferecidos e quais suas consequências. Não se sentiu confortável com os resultados? Opte por modalidades mais conservadoras.


Não se deixe influenciar

 comum uma pessoa escolher seu investimento baseada na indicação de algum conhecido. Mas saiba que seguir a indicação de amigos só é uma boa opção se você estudar o investimento indicado e também concluir que aquela modalidade se encaixa nos seus objetivos. Saiba que grande parte dos investidores insatisfeitos com seus ganhos admitem ter tomado a decisão de investir baseada na opinião de pessoas não especializadas no mercado financeiro.

Defina objetivos
Saiba exatamente quais são suas metas em um investimento e defina prazos e estratégias para alcançá-las. Ao longo do tempo, reavalie estratégias e objetivos e faça as mudanças que achar necessárias para chegar onde você pretende.

Passado não garante o futuro
Nunca se esqueça que a rentabilidade registrada por um investimento no passado não significa que ele terá o mesmo comportamento no futuro. Embora seja um importante parâmetro no momento de análise das opções de investimento, tenha em mente que os ganhos podem não ser iguais.

Custos e impostos
Ao fazer um investimento, é fundamental levar em conta os custos, taxas e tributos envolvidos, já que é comum considerar apenas a rentabilidade e se esquecer dos custos. Avalie o valor cobrado de taxa de administração, corretagem, taxa de performance etc. E não esqueça de considerar a incidência do imposto de renda e outros tributos nas aplicações.


Fonte: http://dinheiro.br.msn.com/fotos/galeria-de-fotos.aspx?cp-documentid=27484862
Deixe Um Comentario Nessa Postagem :

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t :u :v :x