Carnaval trará ocupação de 95%

04:50
O fato de não realizar grandes festividades durante o período de carnaval – que este ano ocorrerá de 5 a 8 de março – deverá ser responsável por uma ocupação entre 90% e 95% nos hotéis de Natal ao longo do feriado, enquanto em 2010 cerca de 85% a 90% dos leitos estavam ocupados durante os dias da folia. Para a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH RN), o crescimento de 5% ocorre pela capital potiguar ser uma das poucas opções do Nordeste a aliar boa infraestrutura para acolher os turistas e tranquilidade.

O público que deverá chegar à capital é formado principalmente por visitantes originários de estados das regiões Sudeste e Sul do Brasil e a estimativa é crescimento, mesmo após a ocupação em fevereiro estar sendo inferior ao que era esperado pela entidade no início do mês. A ABIH RN estimava que fevereiro seria finalizado com uma ocupação média de cerca de 85%, mas o mês deverá fechar com 65% a 70% dos leitos dos hotéis da capital ocupados.

O diretor executivo da ABIH RN, Pedro Nogueira, conta que tradicionalmente os hotéis natalenses registram boa ocupação na semana do carnaval e este ano a situação deverá se repetir. Ele afirma que os turistas virão para a capital do Rio Grande do Norte em busca de tranquilidade e um período de descanso junto à família. “É justamente a ausência de um carnaval forte que atrai os visitantes para Natal. Quem vem para cá está buscando principalmente passar um tempo com a família, descansar e conhecer as belezas naturais do Rio Grande do Norte”, observa.

Em relação à saída de natalenses do estado durante o período carnavalesco de 2011, a presidente da representação norte-riograndense da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav RN), Ana Carolina Costa, diz que a venda de pacotes de viagens nas agências de turismo da capital potiguar já registra um acréscimo de 30%, em relação a 2010.

Além disso, Ana Carolina chama a atenção para um maior interesse pelos Estados Unidos. “Há um aumento na procura pelos Estados Unidos, provocada pelo real mais forte frente ao dólar, do que em anos passados, e também porque hoje existe a oportunidade de parcelar os valores dos pacotes”, avalia.

Entre os natalenses que deverão passar os dias de carnaval longe da capital potiguar, a escolha do destino varia de acordo com a intenção. Aqueles que pretendem curtir a folia buscam principalmente os estados brasileiros do Rio de Janeiro e Bahia, enquanto quem procura descanso tem preferido ir para outros países, como Estados Unidos e Argentina. “No exterior, os locais mais procurados são Miami, Orlando, Nova York e a capital argentina de Buenos Aires”, enumera.

Mês não corresponde ao esperado

Com o carnaval ocorrendo no início de março, as expectativas da ABIH RN eram de que o verão se prolongasse e houvesse uma boa ocupação nos hotéis de Natal durante os dois primeiros meses de 2011. Entretanto, os estabelecimentos permaneceram cheios apenas em janeiro, mês no qual foi registrada uma ocupação média de 95%.

O diretor executivo da ABIH RN explica que era esperada uma ocupação em fevereiro cerca de 10% menor do que janeiro. Entretanto, o mês deverá fechar com uma média de 65% a 70% dos leitos dos hotéis da capital ocupados.

De acordo com Pedro Nogueira, a diferença ocorre porque a entidade não levou o início do ano letivo em consideração, ao fazer o planejamento de fevereiro. “E agora estamos vendo que este ano, a máxima de que o ano no Brasil começa depois do carnaval não é realidade. O que está valendo é aquela que diz que o verão termina com o início do ano letivo”, analisa.

Chuva

Em relação à chuva que vem caindo em Natal desde o começo do ano, Nogueira acredita que ela não teve influência no resultado de fevereiro. “Quando a chuva se mantém forte e ganha repercussão nacional, a chegada de turistas sofre redução.  Mas aqui, as chuvas foram esporádicas, apesar de cairem mais do que estamos acostumados no verão”, detalha.

Além disso, destaca o diretor executivo da ABIH RN, a aquisição de pacotes turísticos é feita normalmente em um período de duas a três semanas antes da partida. “Assim, é preciso um período prolongado de chuva, para que as pessoas efetivamente fiquem receosas e desistam de viajar”, conclui.

Fonte: Tribuna do Norte
Deixe Um Comentario Nessa Postagem :

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t :u :v :x