Programas disponíveis na internet revelam quem rejeita você em sites como Facebook, Twitter e Orkut.
Quando o Orkut foi lançado, dez anos atrás, a moda era adicionar todo mundo. Amigo de amigo, conhecido de balada, alguém que você sabe quem é, mas nunca trocou uma palavra. Com o Twitter e o Facebook (e seus posts em tempo real), a escolha ficou mais seletiva. Nem sempre é divertido acompanhar o que alguns têm a dizer – mesmo que em 140 caracteres.
Mas excluir as pessoas de sua lista de amigos pode parecer rude. A boa notícia é que o Facebook e o Orkut já oferecem filtros de privacidade. Você pode ocultar as mensagens de quem está incomodando sem que a pessoa saiba disso. Também é possível criar filtros para selecionar os amigos que podem (ou não) ver o conteúdo que você publica. Há ainda programas espiões que mostram se você mesmo faz parte do grupo dos excluídos na lista alheia. A seguir, algumas dicas para proteger sua privacidade e para descobrir quem são os “amigos” que estão escondendo coisas de você.
Cada rede social tem um tipo de vocação – e sua etiqueta. O LinkedIn é usado para manter atualizados os contatos profissionais. O Twitter serve para as duas coisas, amigos e contatos de trabalho. Mas a graça é sempre ter muitos seguidores. Isso indica seu grau de popularidade. A publicitária Natália Nambara, de 22 anos, tem uma conta bloqueada no Twitter. Isso significa que ela tem de aceitar as pessoas que querem segui-la e ler suas mensagens. O que ela invariavelmente faz. Logo, fica frustrada quando percebe que não é seguida por alguém de seu círculo de amizades. “É como ser ignorada em uma conversa ao vivo, fora da internet”, diz.
O Facebook tem um programa parecido, o Unfriend Finder. Ele avisa quando alguém excluiu você da lista de amigos. E oferece mais detalhes. Avisa de que forma você foi excluído: se deletado, recusado ou se a pessoa cancelou a conta dela. “Talvez seja melhor não saber isso tudo”, diz a consultora de etiqueta Célia Leão. “Mas, se você for atrás dessa informação, tem de estar preparado para lidar com a rejeição”, afirma.
Fonte:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI210714-15201,00-DESCUBRA+QUEM+SAO+SEUS+VERDADEIROS+AMIGOS+NAS+REDES+SOCIAIS.html
Assinar:
Postar comentários
0 comentários:
Postar um comentário