Mais um açude começa a sangrar no Seridó

08:25
A barragem Passagem das Traíras, no Seridó, começou a transbordar. A sangria começou por volta das 6h, seguindo o que informam os moradores do local so blog de Sidney Silva. A sangria do açude surpreendeu devido à velocidade com que o reservatório atingiu o limite.
Açude em Passagem de Traíras atingiu limite da capacidade nesta sexta-feira
Açude em Passagem de Traíras atingiu limite da capacidade nesta sexta-feira

A barragem Passagem das Traíras é localizada na zona rural entre os municípios de São José do Seridó e Jardim do Seridó. O reservatório tem capacidade de 49.702.393,65 m³ e foi construído no ano de 1994, pelo então então governador Vivaldo Costa. Antes das chuvas do feriado, a barragem, de acordo com populares, estava relativamente longe de atingir o limite da capacidade.

Com as chuvas registradas nos últimos dias, alguns reservatórios da região Seridó já tinham aumentado seus volumes e já havia alguns sangrando. Era o caso do açude da cidade de São Fernando, que está sangrando desde as primeiras horas da manhã de ontem. O açude Mundo Novo, na base física da Emparn em Caicó, também atingiu sua lâmina de sangria, assim como o reservatório de Cruzeta. Nos próximos dias, outros açudes deverão sangrar.
População ficou surpresa com velocidade com que nível do reservatório aumentou
População ficou surpresa com velocidade com que nível do reservatório aumentou

O Marechal Dutra, mais conhecido como Gargalheiras, no município de Acari, está a 2 metros e meio da cota de sangria. O reservatório, um dos maiores da região Seridó, tem capacidade parae 44 milhões, 421 mil e 480 metros cúbicos de água. Outro reservatório importante na região é o Itans, em Caicó, que de acordo com informações do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) estava com 42,7 milhões de metros cúbicos (medição no final da manhã de ontem), o que equivale a 52,24% de sua capacidade total que é de 81 milhões e 750 mil metros cúbicos.

Na região oeste do Rio Grande do Norte, a Emparn também registra chuvas em vários municípios. Em alguns deles, os agricultores estão à iminência de colher a produção de lavouras de ciclo mais curto, como o feijão.



Deixe Um Comentario Nessa Postagem :

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t :u :v :x